terça-feira, 8 de maio de 2012

Google a testar carros sem condutor

Já não era novidade que a Gigante dos Motores de busca estava com projectos nesta área, pois bem, após alguns lançamentos. Eles conseguiram, pediram esta semana autorização ao Estado do Nevada para por 3 veículos em circulação, a fim de testarem este projecto.
 A tecnologia que baseia o veículo que se dirige a si próprio funciona como um piloto automático para conduzir um carro, no caso um Toyota Prius modificado, com pouca ou nenhuma intervenção de um operador humano.
Um radar a laser montado no topo de carro e na grelha detecta peões, ciclistas e outros veículos, criando uma virtual zona tampão, de protecção, em torno dos obstáculos que o carro então evita.
Enquanto alguns já vêem o carro robot a deixar o seu passageiro na entrada do centro comercial e ir estacionar sozinho, o director do Departamento de Veículos Automóveis, Bruce Breslow, diz que isso não será para já.
As regulações do Nevada exigem duas pessoas nos carros de teste. Uma pessoa atrás do volante e outra a monitorizar um ecrã de computador que mostra a rota traçada e controlar os acasos na estrada e os semáforos.
Se houver um problema, o condutor humano pode assumir o comando da viatura, carregando no travão e movimentando o volante.
 Jornal de Noticias

Escrito por:
 Pedro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário