segunda-feira, 19 de março de 2012

Rei de Tonga, George Tupou V Morre aos 63 anos

 Rei George Tupou V de Tonga - que introduziu a democracia para o arquipélago do Tonga no Pacífico Sul - morreu aos 63 anos.

Amplamente elogiado pela mudança de política que inaugurou depois dos tumultos após a sua ascensão em 2006, o monarca faleceu durante uma visita a Hong Kong.


Seu irmão mais novo e herdeiro do trono, o príncipe herdeiro Tupouto'a lavaka, estava com ele no hospital quando ele morreu.

O governo da Nova Zelândia, um doador de ajuda importante para Tonga, disse que ele seria lembrado pelas reformas que introduziu.



"Ele acreditava que a monarquia era um instrumento de mudança e pode realmente ser visto como o arquitecto da evolução da democracia em Tonga. Este será o seu legado." - Primeiro Ministro do Tonga John Key

O rei educado em Oxford, em seguida, disse que iria abandonar a maioria de seu poder na última monarquia da polinésia e candidatar-se a um governo eleito pelo povo em geral, após 165 anos de feudalismo.

A economia do Tongo é dominada pelo turismo, pesca, cultivo, e os ganhos enviadas pelos expatriados.

Tupou V, um rei solteiro, era conhecido por excentricidades, como ser dirigido á volta de Londres num taxi, e sua mania de uniformes ornamentados e elaborados com cartolas.
 


SkyNews

Escrito por:
 Pedro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário